Quais as Espécies de Tubarões Existem?



Ao redor do planeta, estima-se que existam cerca de 480 espécies de tubarões, entre as quais 90 delas já foram vistas na costa do Brasil.

Ao classificar um animal como espécie de tubarão, há alguns detalhes que devem ser observados, e caso se encaixem nos itens, passam a fazer parte das espécies de tubarão existentes no mundo.

Principais características

Para que um animal seja considerado tubarão, ele precisa primeiro ser um predados, além de ter esqueleto cartilaginoso, corpo alongado e uma cauda assimétrica, sendo a parte de cima sempre maior do que a parte de baixo, pele áspera e resistente e focinho pontudo.

Veja a seguir algumas das espécies de tubarão mais conhecidas:

- Tubarão branco: Medindo em torno de seis metros, o tubarão branco pesa três toneladas e vive ao redor do mundo, por todos os oceanos, em especial nas costas da África do Sul, Califórnia e Austrália.

É classificado como o maior predador do mar, com dentes grandes, em formato de flecha, sendo uma de suas principais características. Seu corpo tem coloração cinza-escuro, enquanto o ventre é branco.

No momento da caça, pode projetar sua boca para fora do rosto, tornando o tamanho da mordida ainda maior, com quase 1,5 metro de diâmetro.

- Tubarão-galha-branco-oceânico: Com comprimento de quatro metros, e pesando em torno de 180 quilos, essa espécie de tubarão vive nas águas tropicais e subtropicais dos oceanos Índico, Atlântico e Pacífico.

Bastante comum no Brasil, a espécie é classificada como uma das mais agressivas. Vivendo em alto mar, o galha-branca se alimenta de marlins, barracudas e atuns.

A espécie pode mergulhar a até 150 metros de profundidade, e seu nome é devido à barbatana, também chamada galha, que aparece na superfície, e à sua coloração com tons de branco.

- Tubarão-martelo: O tubarão-martelo pesa em torno de 430 quilos e possui 4,5 metros de comprimento. Vive em regiões temperadas e tropicais pelo planeta.

O nome tubarão-martelo é dado a pelo menos 10 espécies de tubarões, que são caracterizados pela cabeça em um formato semelhante a um martelo. Entre as espécies, a maior delas é a Sphyrna mokarran. Há ainda algumas espécies de tubarão-martelo tão vorazes que os animais até praticam canibalismo.

- Tubarão-baleia: O tubarão-baleia tem 18 metros de comprimento e pesa 15 toneladas. Eles vivem em diversas partes do planeta, mas são mais facilmente encontrados no oceano Índico.

O tubarão-baleia é conhecido como o maior peixe da Terra, mas apesar do tamanho, é inofensivo, já que se alimenta apenas de pequenos peixes e plâncton.

Sua forma de nado é lenta, e seu corpo tem coloração escura, com pintas brancas. De acordo com estudos de biólogos, estima-se que essa espécie pode viver por mais de 100 anos.

- Tubarão-tigre: O tubarão-tigre chega a pesar pouco mais de uma tonelada, com seis metros de comprimento.

Essa espécie vive nas águas tropicais, incluindo o Brasil, e tem sido o responsável por muitos ataques a banhistas na costa de Pernambuco. Esguio e bastante agressivo, o tubarão costuma balançar a cabeça de forma violenta, de um lado a outro, ao atacar suas vítimas.

As presas preferidas são tubarões de porte menor, peixes em geral e tartarugas-marinhas.

- Tubarão cabeça-chata: Os tubarões cabeça-chata vivem próximos à costa, em águas subtropicais e tropicais. Possuem 3,5 metros de comprimento e pesam em torno de 230 quilos.

Essa espécie é muito perigosa e também versátil: além de viverem em água salgada, já foram encontrados animais de cabeça-chata no rio Amazonas, distante quatro mil km do mar.

Acredita-se que a ferocidade dessa espécie de tubarão esteja relacionada aos altos níveis de testosterona em seu organismo, apesar de não ser algo definitivamente comprovado.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Gostou? Vote!)
Loading ... Loading ...

8 Fotos e Imagens de Quais as Espécies de Tubarões Existem?

Especies de TubarãoEstudar sobre TubarãoTubarão Martelo CabecaTubarão CinzaFotografias de Tubarão no MarTubarão Extinção MapaTubarão PintadoTubarão Espada


Comente


8 + sete =